Skip to main content

Gráfico de funil

Gráficos de funil

Gráficos de funil visualizam como um valor é distribuído por uma série de etapas, e a variação percentual entre as etapas.

Funil

Funis são comumente usados em e-commerce ou vendas para visualizar quantos clientes estão presentes em cada etapa de um fluxo de checkout ou ciclo de vendas. Funis fazem sentido somente se as etapas forem sequenciais, com a métrica decrescendo de uma etapa para a próxima.

Formato dos dados para um gráfico de funil

Para criar um funil no Analytics, você precisará ter uma tabela com ao menos duas colunas: uma coluna que contenha as etapas do funil, e outra coluna com a métrica de interesse, como o número de clientes nessa etapa.

Aqui está o formato dos dados usado para criar o gráfico acima:

EtapaOportunidades
Leads3901
Qualificação3714
Prospecção3231
Proposta2972
Negociação1588
Fechado737

Se sua consulta retorna mais colunas, você pode selecionar quais colunas devem ser usadas para as etapas do funil e para a métrica nas configurações dos dados.

Por padrão, o Analytics apresenta as etapas na mesma ordem em que aparecem no resultado da consulta, mas você pode reordenar ou ocultar as etapas nas configurações dos dados.

Construa uma consulta para um gráfico de funil

Para criar uma consulta cujo resultado tenha o formato necessário para um gráfico de funil, provavelmente será necessário resumir seus dados.

Se seus dados originais (não agregados) já contêm um campo com a etapa para cada ponto de dado, você pode construir uma consulta simples com um breakout por etapas:

Uma consulta no construtor usada para criar um gráfico de funil

Se os dados para as diferentes etapas do funil vierem de tabelas diferentes, ou se você precisar usar filtros ou regras de agregação diferentes para cada etapa, você pode criar perguntas separadas para cada etapa e então combiná-las com uma consulta SQL.

Por exemplo: você poderia criar três perguntas separadas no construtor de consultas, cada uma retornando as contagens para as etapas Leads, Qualification e Proposal. Depois, escreveria uma consulta SQL que referencie essas perguntas e use UNION para retornar resultados no formato correto para construir um gráfico de funil.

-- exemplo de uma consulta que recupera resultados de perguntas e os combina com UNION

SELECT 'Leads' as step, * from {{#120-leads}}
UNION
SELECT 'Qualified' as step, * from {{#121-qualified}}
UNION
SELECT 'Prospects' as step, * from {{#122-prospects}}

Dados do funil vindos de uma união SQL

Como interpretar um gráfico de funil

Gráficos de funil mostram o valor da métrica para cada etapa, e como a métrica se compara ao valor da primeira etapa. A métrica da primeira etapa é exibida à esquerda do gráfico.

Gráfico de funil com tooltip

Por exemplo, “76,19%, 2.972” sob uma etapa significa que o valor da métrica nessa etapa é 2.972, que corresponde a 76,19% do valor da primeira etapa (que foi 3.901).

Para ver a comparação percentual com a etapa anterior (em vez da primeira), passe o mouse sobre a etapa e leia a tooltip.

Configurações do gráfico de funil

Para abrir as configurações do gráfico, clique no ícone de Engrenagem no canto inferior esquerdo.

Configurações do gráfico de funil

Se sua consulta retornar mais de duas colunas, você pode selecionar quais colunas devem ser usadas para as etapas do funil e para a métrica na aba Dados.

É possível reordenar as etapas do funil arrastando e soltando, ou ocultar uma etapa clicando no ícone de Olho na cartão da etapa.

Para editar a formatação da métrica, clique nos Três pontos ao lado da métrica. A formatação será aplicada apenas à métrica em si, mas não aos valores percentuais que comparam a métrica de cada etapa com a primeira etapa (esses ainda não podem ser formatados).

Limitações e alternativas

Atualmente, você não pode mudar a cor ou orientação do funil, nem adicionar breakouts. Considere usar um gráfico de barras ou linhas para opções de visualização mais flexíveis.

Leia a documentação para outras versões do Analytics.