Skip to main content

Sincronizar Google Sheets

Sincronizar Google Sheets com Analytics

A sincronização com Google Sheets está disponível apenas para instâncias do Analytics Cloud com o complemento Analytics Cloud Storage.

Sincronizar Google Sheets

Se você configurou o Analytics Cloud Storage, um administrador pode configurar o Analytics para sincronizar com Google Sheets em uma pasta do Google Drive. O Analytics criará tabelas no seu Analytics Cloud Storage para as planilhas sincronizadas.

Atualmente, não é possível sincronizar Google Sheets com seu próprio banco de dados.

Como sincronizar Google Sheets com Analytics

Um administrador pode configurar o Analytics para sincronizar com:

  • Uma única pasta no seu Google Drive. O Analytics sincronizará todos os arquivos Google Sheets salvos nessa pasta, atualizando os dados automaticamente a cada 15 minutos.
  • Uma única planilha do Google Sheets. O Analytics sincronizará a planilha (e todas as suas abas), atualizando a cada 15 minutos.

Siga os passos para configurar:

  1. No menu lateral esquerdo, clique em Add Data > Connect Google Sheets.
  2. Selecione Entire Folder ou Single sheet.
  3. O Analytics solicitará que você compartilhe a pasta do Google Drive ou a planilha. Só é possível compartilhar uma única pasta ou planilha por vez.
  4. No Google Drive, compartilhe a pasta ou planilha com a service account fornecida pelo Analytics.
  5. Conceda permissões de Visualizador (Viewer) para a service account. O Analytics terá acesso somente a esta pasta ou planilha; não terá acesso a outros arquivos do seu Google Drive. Caso escolha pasta, o Analytics também sincronizará as planilhas encontradas em subpastas.
  6. Clique em Send para compartilhar a pasta com a service account do Analytics.
  7. Copie o link de compartilhamento da pasta ou planilha.
  8. Volte para o Analytics e cole o link no campo que solicita o “sharing link for this folder/file”.

Se você sincronizou uma pasta do Google Drive, o Analytics sincronizará a pasta (e suas subpastas), importando todas as Google Sheets, criando uma nova tabela no seu banco de dados Analytics Cloud Storage para cada planilha. Para planilhas com várias abas, o Analytics criará uma tabela para cada aba. O Analytics sincroniza somente arquivos Google Sheets; ignorará outros tipos de arquivo na pasta. Após a sincronização inicial, o processo se repete a cada 15 minutos.

Se você sincronizou uma única planilha, o Analytics criará tabelas para todas as abas da planilha.

Você pode encontrar suas planilhas sincronizadas no Analytics clicando em Databases no menu lateral esquerdo e navegando até o banco de dados Analytics Cloud Storage.

Desconectar uma pasta ou planilha do Google Drive

Desconectar Google Sheets

Para desconectar a conexão do Google Drive com a pasta ou planilha:

  1. Vá para Databases no menu lateral esquerdo.
  2. Clique em Analytics Cloud Storage.
  3. Clique em Disconnect.
  4. Confirme a desconexão.

Desconectar não apagará suas tabelas existentes. Um administrador precisará excluir manualmente as tabelas em Uploads settings.

Excluir planilhas

Desconectar a pasta do Google Drive não apagará as planilhas importadas. Os administradores deverão deletar essas tabelas manualmente em Uploads settings.

Alterar a pasta ou planilha do Google Drive

Para alterar a pasta do Google Drive, primeiro será necessário desconectar a conexão atual e então conectar uma nova pasta ou planilha.

Se você alterar o alvo da sincronização, o Analytics irá:

  • Manter as tabelas da pasta/planilha anterior
  • Parar de atualizar essas tabelas
  • Começar a sincronizar com a nova pasta/planilha

Se desejar excluir as tabelas da pasta antiga, os administradores precisarão deletá-las manualmente em Uploads settings.

Limitações e observações importantes

Veja o que você precisa saber ao sincronizar Google Sheets:

  • Somente Google Sheets são sincronizados. Apenas arquivos no formato Google Sheets são importados — outros tipos, como CSV ou Parquet, não funcionarão mesmo se estiverem na pasta do Google Drive.
  • Tratamento de cabeçalhos de coluna. Caso haja problemas com os cabeçalhos (como cabeçalhos vazios ou nomes duplicados), essa linha será tratada como dados e serão usados nomes genéricos como Col1, Col2, etc.
  • Substituição de caracteres especiais. Alguns caracteres não são compatíveis com bancos de dados (como “?”). Quando encontrados em nomes de colunas, serão substituídos por “x” para garantir o funcionamento correto.
  • Arquivos renomeados criam novas tabelas. Ao renomear arquivos na pasta ou abas em planilhas, o Analytics tratará como tabelas novas e fará nova importação.
  • Novas colunas sincronizam automaticamente. Colunas adicionadas nas planilhas aparecerão automaticamente no Analytics.
  • Planilhas vazias não são importadas. Planilhas completamente vazias ou com apenas cabeçalhos não serão importadas. É necessário haver dados na planilha.
  • Google Sheets devem ter nomes únicos. Se arquivos na pasta sincronizada (incluindo subpastas) tiverem o mesmo nome (exemplo: uma planilha na pasta raiz e outra em subpasta com o mesmo nome), a sincronização pode não funcionar corretamente.

Gerenciamento da cota do Analytics Cloud Storage

Assim como dados CSV enviados manualmente, os dados provenientes dos seus Google Sheets contam para a cota de armazenamento.

Para conferir o uso do armazenamento:

  1. Faça login no seu Analytics.
  2. Clique no ícone de engrenagem no canto superior direito.
  3. Selecione Admin settings.
  4. Na aba Settings, clique em License and billing.
  5. Verifique:
    • Linhas armazenadas atualmente
    • Máximo de linhas armazenadas

Os números da cota são atualizados a cada 6 horas, então pode haver um pequeno atraso. Ao atingir o limite da sua cota, você não poderá enviar/sincronizar mais dados até liberar espaço ou aumentar seu armazenamento.

Para armazenar mais linhas, veja como aumentar o Analytics Cloud Storage.