Configurando o Analytics
Configurando uma conta de administrador
A primeira coisa que você precisará fazer é configurar uma conta de administrador. A conta que você cria ao instalar o Analytics é uma conta de administrador por padrão — muito conveniente! Se você instalou o Analytics em um servidor de produção, tenha cuidado para lembrar a senha dessa conta, pois ela será usada para adicionar outros usuários, conectar-se a bancos de dados, configurar e-mail e muito mais. Você também pode criar contas de administrador adicionais depois.
Por enquanto, vamos criar uma conta para explorarmos o Analytics. Digite suas informações e, quando estiver pronto, clique no botão Avançar.
Para que você usará o Analytics?
Conte-nos seus planos com o Analytics para que possamos orientá-lo da melhor forma.
- Analytics de autoatendimento para minha própria empresa
- Incorporar analytics na minha aplicação
- Um pouco dos dois
- Ainda não tenho certeza
Não se preocupe em escolher a opção errada. Se você indicar interesse em incorporação, o Analytics exibirá um card com um link para as configurações de incorporação na primeira vez que você (administrador) fizer login na sua instância. É apenas uma pequena facilidade, só isso.
Coletando as informações do seu banco de dados
Neste ponto, você precisará reunir algumas informações sobre o banco de dados que deseja usar com o Analytics. Não conseguiremos conectar ao seu banco sem esses dados, mas se preferir resolver isso depois, tudo bem: basta clicar em Vou adicionar meus dados mais tarde. O Analytics inclui um Banco de Dados de Exemplo para você experimentar e entender como o Analytics funciona.
Se estiver pronto para conectar, você precisará das seguintes informações:
- hostname (nome do servidor) onde seu banco está hospedado
- port (porta) usada pelo servidor do banco de dados
- database name (nome do banco de dados)
- username (usuário) utilizado para acessar o banco
- password (senha) correspondente ao usuário do banco
Se não tiver essas informações à mão, a pessoa responsável pela administração do banco de dados deve fornecê-las.
Conecte-se ao seu banco de dados
Agora que você tem as informações do banco, pode conectar-se a ele. Dados, finalmente! Basta preencher o formulário com seus dados e clicar em Avançar.
Para mais detalhes sobre conexão a bancos, veja Adicionando e gerenciando bancos de dados.
Ative sua licença
Se você estiver auto-hospedando o Analytics nos planos Pro ou Enterprise, o Analytics solicitará sua licença. Esta etapa é apenas uma conveniência. Não é necessário inserir sua licença neste momento; você pode ativá-la quando quiser. Tenha em mente que seus recursos Pro e Enterprise só funcionarão após a ativação da licença.
Se estiver utilizando o plano Pro no Analytics Cloud, cuidaremos disso para você. Seus recursos Pro já estarão disponíveis.
Preferências sobre dados de uso
Por último, você precisará decidir se autoriza a coleta de algumas informações anônimas sobre o uso do produto — isso nos ajuda a aprimorar o Analytics. Conforme a caixa explica:
- O Analytics nunca coleta informações sobre seus dados ou resultados das suas consultas.
- Toda a coleta é completamente anônima.
- A coleta pode ser desativada a qualquer momento nas configurações de administrador.
Se estiver pronto para começar a usar o Analytics, clique em Avançar.
Mantendo contato
Agora você está pronto para usar o Analytics. Como gostamos de manter contato com nossos amigos, facilitamos a inscrição na nossa newsletter (com e-mails esporádicos) com um único clique!
Quando terminar, basta seguir o link Leve-me para o Analytics. E se preferir pular a inscrição na newsletter, tudo bem, ainda gostamos de você :)
Começando a usar o Analytics
Para um tutorial sobre como criar consultas e painéis, acesse Aprender Analytics.
Se desejar recursos técnicos adicionais para configurar sua stack de dados com o Analytics, conecte-se com um Especialista Analytics.
Leia a documentação para outras versões do Analytics.