Skip to main content

Gráfico de medidor

Gráfico de indicador

Ah, gráficos de indicador: você ou os ama ou os odeia. ...Ou talvez você sinta “mais ou menos” sobre eles, imagino. Seja como for, os gráficos de indicador permitem mostrar um número único no contexto de um conjunto de intervalos coloridos que você pode especificar.

Gráfico de indicador

Quando usar um gráfico de indicador

Um gráfico de indicador é útil quando você quer mostrar progresso ou status entre diferentes categorias. Eles são úteis para métricas de desempenho, avaliações de risco ou qualquer métrica que tenha limites distintos.

Como criar um gráfico de indicador

Para montar um gráfico de indicador, você precisará de:

  • Uma consulta que retorne um único número:

    Soma da Quantidade
    4910

    Você também pode usar uma consulta que retorne várias métricas em uma única linha:

    Soma da Quantidade Média da Quantidade Máx. da Quantidade
    4910 17.32 173

    Nesse caso, o gráfico de indicador usará a métrica da primeira coluna (“Soma da Quantidade”). Para mudar a métrica, vá para o editor e arraste a métrica desejada para a primeira posição no bloco Summarize.

  • Um ou mais intervalos para a métrica, por exemplo “Baixo”, “Médio”, “Alto”. Atualmente, o Analytics só suporta definição de intervalos estáticos (não é possível definir intervalos baseando-se em outra consulta).

Gráfico de indicador

Configurações do gráfico de indicador

Você pode definir os intervalos, suas cores e rótulos opcionais nas configurações do gráfico.

Para abrir as configurações do gráfico, clique no ícone Visualização no canto inferior esquerdo da tela.

As opções de formatação serão aplicadas tanto ao resultado da consulta quanto aos limites dos intervalos:

Opções de formatação do indicador

Em particular, o gráfico de indicador aplicará a opção “Multiply by a number” (Multiplicar por um número) aos limites dos intervalos. Então, se quiser mostrar um intervalo de 2000 a 4000 no gráfico, você pode definir “Multiply by a number: 1000” e depois definir o intervalo subjacente de 2 a 4.

Selecionar “Style: Percent” (Estilo: Porcentagem) nas opções de formatação só altera como o Analytics formata os resultados. Por exemplo, 17 será formatado como 1700%. Se você quiser exibir o resultado da consulta como porcentagem do total do intervalo do gráfico, precisará calcular essa porcentagem na consulta. Por exemplo: para mostrar a contagem de pedidos como porcentagem de 20, use expressões personalizadas para retornar “Count of orders dividido por 20” e formate o resultado como porcentagem.

Limitações e alternativas

  • Se quiser mostrar o progresso de uma métrica dentro de um único intervalo, considere usar a barra de progresso em vez disso.

  • O Analytics não suporta alertas para quando uma métrica muda de uma região do gráfico para outra. Considere usar uma barra de progresso para criar um alerta quando sua métrica alcançar certo valor.

  • Gráficos de indicador não suportam breakouts. Dependendo do seu caso, considere usar um gráfico de barras com linha de meta.

  • Os intervalos do gráfico de indicador não podem ser definidos com base nos resultados de outra consulta.

Leia a documentação para outras versões do Analytics.