Skip to main content

Expressões personalizadas

Expressões personalizadas

Editor de expressões personalizadas

Expressões personalizadas são como fórmulas em softwares de planilha como Excel, Google Sheets e LibreOffice Calc. São as ferramentas avançadas no editor do construtor de consultas que permitem fazer perguntas mais complexas.

Você também pode ir direto para a lista completa de expressões.

Expressões personalizadas para criar filtros, métricas e colunas personalizadas

Para usar o editor de expressões personalizadas, crie uma Coluna Personalizada (onde a expressão personalizada é usada como Fórmula do Campo para calcular valores para a nova coluna), ou clique em Filtro ou Resumir e selecione Expressão Personalizada.

Ao usar o construtor de consultas, você pode usar expressões para criar novos:

  • Colunas personalizadas. Por exemplo, você pode usar [Subtotal] / [Quantity] para criar uma nova coluna, que pode ser nomeada como “Preço do item”.
  • Filtros. A expressão contains([comment], "Analytics") filtraria as linhas onde o campo comment contém a palavra “Analytics”.
  • Resumos. Também conhecidos como métricas ou agregações. Share([Total] > 50) retornaria a porcentagem de pedidos com total maior que 50 dólares.

Digite sua expressão, dê um nome a ela e clique em Concluído. Se o botão Concluído estiver desabilitado, verifique se a expressão é válida e se você atribuiu um nome (que deve ser informado na parte inferior do editor de expressões).

Esta página cobre o básico sobre expressões. Você pode conferir a lista completa de expressões, ou seguir um tutorial que mostra como usar expressões personalizadas no editor de notebook.

Tipos de expressões

Existem dois tipos básicos de expressões, Agregações e Funções. Veja a lista completa de expressões.

Agregações

Agregações utilizam valores de múltiplas linhas para realizar um cálculo, como encontrar o valor médio de todos os valores em uma coluna. Funções de agregação só podem ser usadas na seção Resumir do editor de notebook, porque agregações usam valores de todas as linhas daquela coluna. Por exemplo, você poderia criar uma coluna personalizada com a fórmula [Subtotal] + [Tax], mas não poderia escrever Sum([Subtotal] + [Tax]), a menos que estivesse criando uma métrica personalizada (que somaria todos os subtotais e impostos juntos).

Funções

Funções, por outro lado, operam em cada valor de uma coluna, como buscar uma palavra em cada valor (contains), arredondar para cima cada valor para o inteiro mais próximo (a função ceil), entre outras.

Navegador de funções

Navegador de funções

O editor de expressões inclui um navegador de funções para ajudar a encontrar a função que você precisa. Para abrir o navegador, ative o botão f à direita do editor de expressões. Veja também a lista de funções e agregações.

Formatação automática

Formatação automática de expressão

Para formatar expressões, clique no botão de formatação automática à direita do editor de expressões (o raio dentro de chaves).

Operadores matemáticos básicos

Use +, -, * (multiplicação), e / (divisão) em colunas numéricas com valores numéricos, como inteiros, floats e double. Você pode usar parênteses, ( e ), para agrupar partes da expressão.

Por exemplo, você pode criar uma nova coluna que calcula a diferença entre o total e subtotal de um pedido: [Total] - [Subtotal].

Para fazer operações com colunas de timestamp, pode usar funções de data como dateDiff.

Operadores condicionais

  • AND
  • OR
  • NOT
  • >
  • >= (maior ou igual a)
  • <
  • <= (menor ou igual a)
  • =
  • != (diferente de)

Por exemplo, você pode criar um filtro para clientes da Califórnia ou Vermont: [State] = "CA" OR [State] = "VT".

Também é possível usar condicionais com a função case (apelido if):

case([Size] = "L", "LARGE", [SIZE] = "M", "MEDIUM", "SMALL")

Veja case.

Referenciando outras colunas

Você pode referenciar colunas da tabela atual, ou colunas vinculadas via relacionamento de chave estrangeira. Nomes de colunas devem estar dentro de colchetes, assim: [Nome da Coluna]. Colunas em tabelas conectadas podem ser referenciadas assim: [ConnectedTableName.Column].

Referenciando Segmentos e Métricas

Você pode referenciar métricas salvas e segmentos que estejam presentes na tabela selecionada. Escreva da mesma forma que para colunas, assim: [Valid User Sessions].

Expressões de filtro e condicionais

Algumas considerações sobre expressões de filtro e condicionais:

  • Expressões de filtro devem retornar um valor Booleano (verdadeiro ou falso). Por exemplo, você pode escrever [Subtotal] + [Tax] < 100. O Analytics vai verificar cada linha, somar seu subtotal e imposto, e checar se essa soma é menor que 100. Caso seja, a expressão resulta em verdadeiro, e a linha será incluída no resultado. Se você escrever (incorretamente) somente [Subtotal] + [Tax], o Analytics não saberá o que fazer, pois essa expressão não retorna verdadeiro ou falso.
  • Você pode usar funções dentro da parte condicional das agregações CountIf e SumIf, por exemplo: CountIf( round([Subtotal]) > 100 OR floor([Tax]) < 10 ).

Trabalhando com datas em expressões de filtro

Se quiser trabalhar com datas em expressões de filtro, as datas devem seguir o formato "YYYY-MM-DD", ou seja, quatro dígitos para o ano, dois para o mês e dois para o dia, entre aspas " e separados por traços -.

Exemplo:

between([Created At], "2020-01-01", "2020-03-31") OR [Received At] > "2019-12-25"

Esta expressão retorna linhas onde Created At está entre 1º de janeiro de 2020 e 31 de março de 2020, ou onde Received At é posterior a 25 de dezembro de 2019.

Lista de expressões

Veja a lista completa de expressões.

Para um tutorial sobre expressões, veja Expressões personalizadas no construtor de consultas.

Leia a documentação para outras versões do Analytics.