Editor
O construtor de consultas
O Analytics inclui um construtor de consultas gráfico que permite criar gráficos interativos.
Com o construtor de consultas você pode:
- Selecionar dados
- Fazer junção de tabelas
- Criar colunas personalizadas
- Filtrar dados
- Resumir e agrupar dados
- Limitar resultados
Ao visualizar um gráfico, você também pode clicar nas perguntas para explorar os dados em maior detalhe.
Criando uma nova pergunta com o construtor de consultas
Você pode iniciar uma pergunta a partir de:
- Um modelo. Um modelo é um tipo especial de pergunta salva que serve como um bom ponto de partida para perguntas. Às vezes chamados de tabelas derivadas, pois geralmente reúnem dados de várias tabelas brutas.
- Uma métrica. Métricas são cálculos pré-definidos. Se você escolher uma métrica como ponto inicial de uma pergunta, o Analytics criará uma pergunta com a mesma origem de dados da métrica selecionada e aplicará essa métrica. Você poderá adicionar mais junções, filtros e resumos.
- Tabelas. Será necessário especificar o banco de dados e a tabela nesse banco como ponto inicial para sua pergunta.
- Uma pergunta salva. Você pode usar os resultados de qualquer pergunta como ponto inicial para uma nova pergunta.
Note que alguns tipos de perguntas salvas não podem ser usados como fonte de dados:
- Perguntas Druid
- Perguntas Mongo
- Perguntas que usam as agregações
Cumulative Sum
ouCumulative Count
- Perguntas que têm colunas com nomes iguais ou muito similares, como
Count
eCount 2
O editor
Após selecionar seus dados, o Analytics o levará para o editor do construtor de consultas. Suponha que você selecionou Tabelas > Banco de dados de exemplo > Orders, então você verá algo assim:
Este é o editor do construtor de consultas. Ele possui três etapas padrão.
Você também pode adicionar etapas para junção de dados, colunas personalizadas, ordenar resultados e limitar resultados.
À direita de cada etapa concluída há um botão Visualizar (ícone de Play - triângulo apontando para a direita) que mostra as primeiras 10 linhas do resultado da sua pergunta até aquela etapa.
Selecionar dados
A seção de dados é onde você escolhe os dados com os quais deseja trabalhar. Aqui você seleciona um modelo, uma métrica, uma tabela do banco de dados ou uma pergunta salva.
Você pode abrir a fonte dos dados em uma nova aba do navegador clicando com Cmd/Ctrl sobre o nome da fonte de dados no construtor de consultas.
Para escolher quais colunas incluir em sua consulta, clique na seta ao lado da fonte de dados. Se você desmarcar uma coluna, ainda poderá usá-la durante a construção da consulta (por exemplo, em filtros), mas o Analytics não exibirá essa coluna nos resultados.
Você pode ocultar colunas nas visualizações de tabela.
Ocultar colunas não deve ser usado para proteger informações sensíveis. Ocultar colunas na visualização de tabela afeta apenas a visibilidade das colunas na visualização, não nos resultados da consulta. Mesmo usuários com permissão apenas para “visualizar dados” poderão alterar as configurações de visualização e reexibir colunas. Para excluir uma coluna dos resultados de uma consulta específica, desmarque a coluna no bloco “Dados” do construtor de consultas.
Junção de dados
Você também pode selecionar várias tabelas do mesmo banco de dados realizando junções entre elas.
Filtrar dados
Consulte filtros.
Visualizando seus dados
Veja visualizando resultados.
Aprofundamento ao clicar no cabeçalho da coluna
Ao visualizar uma tabela, clicar no cabeçalho de uma coluna apresenta opções diferentes, dependendo do tipo de dado da coluna. Veja tabela.
Expressões personalizadas
Expressões personalizadas permitem que você use funções semelhantes a planilhas e aritmética simples dentro ou entre funções de agregação.
Por exemplo, você poderia fazer Average(sqrt[FieldX]) + Sum([FieldY])
ou Max(floor([FieldX] - [FieldY]))
, onde FieldX
e FieldY
são campos da tabela atualmente selecionada. Saiba mais sobre como escrever expressões.
Colunas personalizadas
Colunas personalizadas são úteis quando você precisa criar uma nova coluna baseada em cálculos, como subtrair o valor de uma coluna de outra ou extrair parte de uma coluna de texto existente. As colunas personalizadas que você adiciona não são adicionadas permanentemente à tabela do banco de dados original; essas colunas existirão apenas na pergunta atual.
Você pode usar os seguintes operadores matemáticos em suas fórmulas: +
, –
, *
(multiplicação) e /
(divisão), juntamente com várias funções semelhantes às de planilhas. Também é possível usar parênteses para definir a ordem das operações. Veja a lista de expressões.
Ordenar resultados
A etapa de ordenação permite escolher uma ou mais colunas para ordenar seus resultados. Para cada coluna escolhida, você também pode definir se deseja ordenar de forma crescente ou decrescente; basta clicar na seta para alternar entre crescente (seta para cima) e decrescente (seta para baixo).
Definir limite de linhas
A etapa de limite de linhas permite definir um teto para a quantidade de linhas que você deseja a partir dos resultados anteriores. Quando usado junto com a ordenação, os limites permitem, por exemplo, criar uma lista dos 10 principais, ordenando primeiro por uma das colunas e depois limitando a 10 linhas. Diferente das outras etapas, o limite de linhas só pode ser adicionado ao final da consulta. Se quiser adicionar mais etapas após usar um limite, você pode salvar os resultados limitados como uma pergunta e então iniciar uma nova pergunta com base nesses resultados.
Visualizando a consulta nativa que executa sua pergunta
Nos bastidores, todas as perguntas do Analytics são convertidas em SQL ou outra linguagem nativa do mecanismo de consulta. Para ver a consulta nativa que será executada quando você clicar em Visualizar, clique no botão Visualizar SQL ou Visualizar consulta no canto superior direito do construtor de consultas. O Analytics mostrará a consulta nativa em uma barra lateral:
Para visualizar a consulta nativa, você deve ter permissões para construtor de consultas e editor nativo.
Converter uma pergunta do construtor de consultas para SQL
Você também pode converter a pergunta para uma pergunta do editor nativo. Na tela do construtor de consultas:
- Clique no ícone Console no canto superior direito do construtor de consultas.
- Clique na opção Converter a pergunta para SQL no canto inferior direito, abaixo do código SQL.
A conversão é definitiva: não é possível converter uma pergunta SQL de volta para o construtor de consultas.
Leia a documentação para outras versões do Analytics.