Skip to main content

Filtragem

Filtragem

Filtragem significa restringir os dados com base em determinados critérios. Você provavelmente já conhece filtragem ao buscar algo online, como ao fazer compras. Talvez você queira ver apenas calças na cor oliva, ou livros cujo sobrenome do autor seja “Borges”, ou imagens de pessoas usando calças oliva lendo Jorge Luis Borges.

Filtragem

Ao adicionar uma etapa de filtro, você pode selecionar uma ou mais colunas para aplicar o filtro. Dependendo do tipo de dado da coluna escolhida, serão apresentadas opções de tipos de filtro diferentes, como um calendário para colunas de data.

Você pode adicionar etapas de filtro subsequentes após cada etapa de sumarização. Isso permite, por exemplo, resumir pelo número de linhas por mês e depois aplicar um filtro na coluna count para incluir apenas linhas onde a contagem seja maior que 100. (Isto é basicamente como uma cláusula HAVING em SQL.)

Quando estiver satisfeito com o filtro, clique em Adicionar filtro e visualize seus resultados. Os dados serão atualizados com o filtro aplicado.

Se quiser editar seu filtro, basta clicar no pequeno filtro roxo na parte superior da tela. Para remover o filtro, clique no X. Você pode adicionar quantos filtros precisar.

Tipos de filtro

Dependendo do tipo de dado da coluna, o Analytics apresentará várias opções de filtro.

  • Colunas numéricas permitem filtrar para incluir apenas linhas em que o número está entre dois valores específicos, é maior ou menor que um valor, ou é exatamente igual a algo.
  • Colunas de texto ou categoria permitem filtrar para incluir dados em que a coluna seja ou não uma opção específica, contenha, comece ou termine com uma substring, ou se a linha está vazia ou não.
  • Colunas de data oferecem várias opções para filtrar por intervalos de datas específicos, intervalos relativos e mais.
  • Colunas de dados estruturados, normalmente JSON ou XML, só podem ser filtradas por “Está vazio” ou “Não está vazio”. Alguns bancos de dados, entretanto, suportam desdobramento de JSON, permitindo separar dados JSON em colunas distintas para aplicar filtro.
  • Colunas de latitude e longitude têm as mesmas opções das colunas numéricas, além de um filtro especial “Dentro” que permite filtrar latitude e longitude simultaneamente.

Filtragem por data

Um ponto importante ao filtrar uma coluna de data é a diferença entre datas específicas e relativas:

  • Datas específicas são como 1º de novembro de 2010, ou 3 a 12 de junho de 2017; sempre se referem às mesmas datas.
  • Datas relativas são como “30 dias anteriores” ou “semana atual”; à medida que o tempo passa, as datas às quais se referem mudam. Datas relativas são úteis para criar filtros que permanecem atualizados, mostrando, por exemplo, quantas pessoas visitaram seu site nos últimos 7 dias. Você também pode clicar em para definir a opção Começando a partir de, que permite deslocar o intervalo da data relativa. Por exemplo, configurar como “7 dias anteriores, começando 2 dias atrás”.

Filtrar com expressões personalizadas

Expressão de filtro

Se precisar criar um filtro mais complexo, pode escolher Custom Expression no menu de adicionar filtro para construir uma expressão de filtro. É possível usar operadores de comparação como maior que, >, menor que, <, além de funções semelhantes às de planilhas. Por exemplo, [Subtotal] > 100 OR median([Age]) < 40.

Saiba mais sobre como escrever expressions ou vá direto para a lista de expressions.

Filtrar por um segmento

Se os administradores do Analytics criaram filtros nomeados especiais para a tabela que você está visualizando, eles aparecerão no topo do menu de filtro em texto roxo com uma estrela ao lado. Eles são chamados de Segments, e são atalhos para combinações de filtros usados frequentemente pela sua organização. Eles podem ter nomes como “Usuários Ativos” ou “Produtos Mais Populares”.

Leia a documentação para outras versões do Analytics.