Mapas
Mapas
O Analytics possui três tipos de visualização de mapas:
- Pin map para colocar pontos de dados individuais em um mapa usando coordenadas de longitude e latitude;
- Grid map para distribuir um grande número de pontos em uma área especificada.
- Region map para dados divididos por regiões, como países ou estados. O Analytics possui dois mapas incorporados, mas você pode enviar seus próprios mapas customizados.
Ao selecionar a visualização Map, o Analytics tentará escolher automaticamente o tipo de mapa mais adequado com base na tabela ou conjunto de resultados, desde que as colunas com dados geográficos tenham os metadados corretos.
Pin map
Pin maps exibem pinos para pontos de dados individuais no mapa. Eles funcionam melhor para dados geográficos não agregados.
Formato dos dados para pin map
Para criar um pin map, você precisa de uma consulta que retorne colunas de latitude e longitude. O Analytics colocará um pino no mapa para cada linha da sua tabela, baseado nos campos de latitude e longitude. Outros dados nas linhas serão mostrados na tooltip e não afetarão a localização ou formato dos pinos.
Note que as tooltips só serão exibidas quando o mapa estiver suficientemente ampliado usando o recurso Draw box to filter.
Como criar um pin map
Para criar um pin map:
- Crie uma consulta com colunas de latitude e longitude para cada ponto de dado (usando o construtor de consultas ou SQL);
- Selecione Visualization e escolha Map;
-
Se sua consulta retornar colunas cujo tipo de campo esteja definido como latitude/longitude em metadados da tabela, o Analytics deve criar automaticamente um pin map.
Caso contrário, clique no ícone de Engrenagem para acessar as configurações de visualização, escolha Map type: Pin map e selecione as colunas que contêm as coordenadas de latitude e longitude.
Pin maps exibem 2000 pinos por padrão
Por padrão, pin maps exibem até 2000 pinos, mesmo que haja mais linhas nos resultados da consulta (esse limite é o mesmo para todos os gráficos exibindo dados não agregados no Analytics). Você pode usar a variável de ambiente MB_UNAGGREGATED_QUERY_ROW_LIMIT
para aumentar a quantidade de dados exibidos, mas essa configuração afetará todos os gráficos, e pode deixar o Analytics e o navegador lentos.
Se precisar exibir muitos pontos geográficos, considere usar um grid map para mostrar a distribuição.
Grid map
Grid map é uma versão agregada do pin map — parecido com um heatmap da distribuição de pinos. O grid map divide o mapa em uma grade baseada em latitude/longitude e colore cada célula da grade conforme a quantidade de pontos de dados nela.
Formato dos dados para grid map
Para criar um grid map, você precisa de uma consulta que retorne uma métrica resumida por latitude/longitude agrupadas em bins.
Se estiver usando o construtor de consultas, você pode escolher como agrupar latitude/longitude no bloco Group by. Se estiver usando SQL, será necessário adicionar a lógica de agrupamento manualmente.
Como criar um grid map
Para criar um grid map:
- Monte uma consulta com resumo agregado por latitude e longitude agrupadas (usando construtor de consultas ou SQL);
- Selecione Visualization e escolha Map;
-
Se suas colunas estiverem definidas como latitude/longitude em metadados da tabela, o Analytics deverá criar o grid map automaticamente.
Se não, clique no ícone de Engrenagem para configurar as opções da visualização, escolha Map type: grid map e selecione as colunas de latitude e longitude.
- Se sua consulta contém várias métricas, você pode escolher qual exibir nas configurações da visualização.
Region maps
Region maps exibem distribuições de dados agregados por regiões, como contagem de usuários por país.
O Analytics traz dois mapas incorporados: o mapa mundial com países, e o mapa dos Estados Unidos com estados. Administradores podem adicionar regiões customizadas nas configurações de Admin.
Você pode desabilitar os mapas padrão configurando a variável de ambiente MB_DEFAULT_MAPS_ENABLED
.
Formato dos dados para region map
Para criar um region map, você precisa de uma consulta (pergunta feita com o construtor ou uma consulta nativa) com pelo menos duas colunas: uma coluna com o nome da região e outra com a métrica que será exibida por região.
O nome da região nos resultados deve ter correspondência exata e ser case-sensitive: o código de país de duas letras para mapas mundiais, código de estado de duas letras ou nome do estado para o mapa dos EUA, ou o identificador da região para regiões personalizadas.
Para criar um region map, é necessário ter uma coluna com o nome da região nos resultados, mesmo que os resultados também tenham coordenadas de latitude/longitude. O Analytics não consegue inferir regiões a partir de coordenadas, nem verifica a consistência entre elas.
Como criar um region map
Para criar um region map:
- Monte uma consulta agregada por nome da região (usando construtor ou SQL).
- Selecione Visualization e escolha Map;
- Escolha Map type: region;
- Selecione o mapa de região: mapa mundial (padrão), Estados Unidos (padrão), ou
- Escolha a coluna com o nome da região em Region field;
- Se sua consulta contém várias métricas, selecione qual deseja exibir em Metric field.
Você pode alterar a cor base usada para a região no mapa, porém atualmente não é possível usar gradientes customizados (por exemplo, de vermelho para verde) ou modificar como o Analytics agrupa a métrica.
Mapa Mundial
Para visualizar o resultado num mapa do mundo dividido por país, o resultado deve conter uma coluna com códigos de país ISO de duas letras, como “US” ou “BR”, por exemplo:
Código do país | Métrica |
---|---|
US | 36 |
BR | 25 |
IN | 62 |
RO | 78 |
Os códigos de país no resultado devem corresponder exatamente aos códigos de duas letras, com maiúsculas e minúsculas corretas, sem espaços extras; caso contrário, o Analytics não os reconhecerá.
Se sua consulta tem colunas com o tipo semântico “Country”, o Analytics deverá criar o mapa mundial automaticamente. Caso contrário, você pode escolher quais colunas usar como nome do país na configuração Region field.
É possível conectar a coluna de país no mapa mundial a um filtro de dashboard do tipo “Location”.
Mapa dos Estados Unidos
Para criar um mapa dos Estados Unidos, seus resultados precisam conter uma coluna com nomes dos estados ou códigos de duas letras, como “NM” ou “New Mexico”, por exemplo:
Estado | Métrica |
---|---|
California | 45 |
New York | 56 |
Texas | 34 |
Illinois | 67 |
Se a consulta contém colunas com o tipo semântico “State”, o Analytics deverá criar automaticamente o mapa dos EUA. Caso contrário, você pode escolher a coluna com o nome do estado nas configurações da visualização.
É possível conectar a coluna do estado no mapa dos EUA a um filtro de dashboard do tipo “Location”.
Regiões customizadas
Administradores podem adicionar mais regiões — como estados do Brasil ou bairros de Nova York — adicionando mapas GeoJSON customizados em Admin settings. Após adicionar um mapa customizado, ele estará disponível para seleção na criação de region maps.
Os resultados da consulta devem conter uma coluna com valores que correspondam ao identificador da região definido nas configurações do mapa customizado (não ao nome exibido da região).
Para conectar a coluna da região em mapas customizados a filtros de dashboard, é necessário usar filtros do tipo “Text or Category” e não “Location”.
Trabalhando com mapas
Drill-through
- Pin map: Se o pino estiver relacionado a outras tabelas, ou houver muita informação para caber na tooltip, ao clicar no pino você será levado a uma página de detalhes que mostra os campos e as tabelas conectadas.
- Grid map: Ao clicar em uma célula da grade, você terá a opção de ampliar o zoom daquela área.
- Region maps do mapa mundial e dos estados dos EUA: Se seus dados não agregados também contiverem coordenadas latitude/longitude para cada ponto, além do nome da região, você poderá ampliar o zoom em uma região específica, criando um grid map de dados agrupados por latitude/longitude nessa região. Isso se aplica somente aos mapas padrão, não aos mapas customizados.
Definir como vista padrão
Nos pin maps e grid maps, o mapa retorna à vista padrão toda vez que a página é atualizada. Para controlar o que será exibido ao abrir o mapa (por exemplo, centralizar em um ponto específico com um nível de zoom definido), ajuste a orientação do mapa. Essa será a nova vista padrão usada após o refresh.
Desenhar caixa para filtrar
Nos pin maps e grid maps, as caixas de filtro permitem ampliar ou filtrar os dados por uma área específica.
Clique em Draw box to filter e passe o mouse sobre o mapa. Para desenhar uma área, mantenha o botão do mouse pressionado e arraste para formar uma caixa azul transparente. Ao soltar o mouse, o mapa atualizará para filtrar os dados da área selecionada. Se houver vista padrão definida, ela permanecerá; caso contrário, o mapa fará zoom na área selecionada.
Desenhar uma caixa adiciona filtros na consulta.
Customizando os tiles do mapa
Administradores podem personalizar os tiles de fundo usados em pin e grid maps, veja Alterar o servidor de tiles do mapa.
Atualmente, o Analytics usa um único servidor de tiles por instância. Não é possível especificar tiles diferentes para mapas diferentes.
Limitações
-
Atualmente, não é possível personalizar as seguintes configurações de visualização em mapas:
- A cor dos pinos em pin maps;
- A cor dos bins em grid maps;
- O número ou tamanho dos bins em region maps.
- Não é possível combinar tipos diferentes de mapas. Por exemplo, não dá para colocar pinos num region map.
- Ao conectar mapas customizados a filtros de dashboard, é necessário usar filtros do tipo category, não location.
- Não é possível especificar tiles de fundo diferentes para mapas diferentes.
Quando NÃO usar um mapa para visualizar dados geográficos
Se a localização relativa das regiões no mapa não for o foco principal da visualização, considere usar gráficos de barras ou linhas em vez de mapas. Por exemplo, vendas por estado frequentemente são melhor representadas em gráficos de barra ou linhas do que em region maps.
Consulte a documentação para outras versões do Analytics.