O editor SQL
Editor SQL
Se você precisar fazer perguntas que não podem ser expressas usando o construtor de consultas, você pode usar SQL em vez disso.
O que é SQL?
SQL (pronuncia-se “sequel”, ou às vezes como S.Q.L. — as pessoas discutem sobre isso) significa Structured Query Language, e é um padrão amplamente utilizado para obter dados de bancos de dados. Não vamos tentar ensiná-lo sobre SQL agora, mas para aprender mais, confira Trabalhando com SQL.
Mesmo que você não entenda SQL ou como usá-lo, é útil ter uma ideia de como ele funciona dentro do Analytics, porque às vezes outras pessoas irão compartilhar perguntas baseadas em SQL que podem ser úteis para você.
Iniciando uma nova consulta SQL
Selecione + Novo na barra de navegação principal. Se você tiver permissão para usar o editor SQL, verá uma opção para iniciar uma nova consulta SQL ao lado de um pequeno ícone de console.
Após clicar em consulta SQL, você verá um editor onde pode escrever e executar consultas em SQL (ou na linguagem nativa de consulta do seu banco de dados).
Para testar, certifique-se de que você selecionou o Banco de Dados de Exemplo, e depois cole esta curta consulta SQL:
SELECT sum(subtotal), created_at FROM orders GROUP BY created_at;
Não se preocupe se ainda não entender isso. Clique no botão azul Executar consulta para executar sua consulta.
Você perceberá que a tabela retornada é a mesma que se tivesse usado o construtor de consultas para pedir a soma do campo Subtotal
na tabela Orders
, agrupado pela data Created At
.
Executando seleções de consultas
Você pode executar sua consulta SQL pressionando ctrl + enter no Windows e Linux, ou ⌘ + return no Mac. Também pode executar apenas parte de uma consulta selecionando a parte que deseja executar antes de clicar no botão de executar ou usar o atalho do teclado.
Perguntas feitas usando SQL podem ser salvas, baixadas, convertidas em modelos e adicionadas a dashboards, assim como perguntas feitas usando o construtor de consultas.
Você também pode referenciar modelos e perguntas salvas em suas consultas SQL.
Use ??
em vez do operador ?
Se você estiver usando o operador ?
JSON no PostgreSQL, utilize o equivalente ??
em vez disso.
Isso ocorre por limitações do JDBC, que interpreta o ponto de interrogação simples ?
como um placeholder para parâmetro.
Formatar consultas SQL
Você pode formatar suas consultas SQL clicando no ícone de “documento” na barra lateral do editor.
Antes da formatação:
select sum(subtotal), created_at from orders group by created_at;
Após a formatação:
SELECT sum(subtotal), created_at FROM orders GROUP BY created_at;
O formatador funciona somente para consultas SQL e não está disponível para SQLite e SQL Server.
Usando filtros SQL
Se você ou alguém escreveu uma consulta SQL que inclua variáveis, essa pergunta pode ter widgets de filtro no topo da tela, acima do editor. Os widgets de filtro permitem modificar a consulta SQL antes de ser executada, alterando os resultados que você pode obter.
Escrever consultas SQL que utilizem variáveis ou parâmetros pode ser muito poderoso, mas também é um pouco mais avançado — este assunto tem uma página dedicada se você quiser aprender mais.
Trechos (Snippets)
Você pode usar trechos para salvar, reutilizar e compartilhar código SQL entre múltiplas perguntas criadas no editor SQL.
Como o Analytics executa consultas SQL
Quando você executa uma consulta no editor SQL, o Analytics envia a consulta para seu banco de dados exatamente como foi escrita. Qualquer resultado ou erro exibido no Analytics será o mesmo que você obteria executando a consulta diretamente no banco de dados. Se a sintaxe SQL da sua consulta não corresponder ao dialeto SQL usado pelo seu banco de dados, o banco não será capaz de executar a consulta.
Histórico de versões da pergunta
Para perguntas, dashboards e modelos, o Analytics mantém um histórico das quinze versões anteriores desse item.
Veja Histórico.
Explorar resultados de perguntas SQL usando o construtor de consultas
Em perguntas SQL salvas sem parâmetros, você verá o botão Explorar resultados. Ele criará uma nova pergunta pelo construtor de consultas que usa os resultados da pergunta SQL como fonte de dados.
Detalhamento em perguntas SQL
Visualizações criadas com SQL possuem recursos limitados de detalhamento:
- Você pode filtrar resultados de consultas SQL clicando nos pontos de dados, ampliar séries temporais ou mapas, e usar algumas ações em cabeçalhos de coluna.
- Você não poderá detalhar para registros não agregados, alterar granularidade de tempo ou segmentar por categorias ou localizações.
Cache de resultados
Veja Políticas de cache de perguntas.
Saiba mais
Consulte a documentação para outras versões do Analytics.